No último fim de semana, entre os dias 6 e 8 de setembro, a Arena da Juventude, em Deodoro, no Rio de Janeiro, foi palco da 17ª Copa Rio Internacional de Judô e Judô Inclusivo. O evento contou com a participação do Projeto Ikigai de Judô, de Nova Venécia, representado pelo atleta Tierlys da Silva dos Santos, acompanhado de seu técnico, o Sensei Marcos Valério.
Tierlys, que é deficiente auditivo, competiu na categoria do Judô Inclusivo, um segmento que integra o esporte para pessoas com deficiência. O técnico Marcos Valério ressaltou a importância de colocar o atleta no circuito nacional da modalidade, visando experiência e visibilidade. Apesar de sua deficiência, Tierlys participa regularmente de competições estaduais contra atletas sem deficiência e tem alcançado excelentes resultados.
A experiência adquirida em competições anteriores contribuiu para que o atleta se consagrasse campeão na categoria D.A. Sub-18 / -73kg na Copa Rio Internacional de Judô e Judô Inclusivo, um feito de grande relevância para o esporte veneciano.
Para o Sensei Marcos Valério, essa vitória não foi uma surpresa, considerando o nível dos treinamentos e os bons desempenhos de Tierlys nas competições estaduais. “Quando falamos que o judô tem como essência a capacidade de incluir, é porque ele foi criado para ser praticado por todos, independentemente das adaptações necessárias, sendo um caminho para a educação, saúde, conhecimento e competição”, destacou o técnico, emocionado com a conquista.
Marcos Valério aproveitou para agradecer aos pais de Tierlys pela confiança depositada no trabalho desenvolvido, assim como a todos que apoiaram financeiramente a viagem para este evento de grande importância. “Fica aqui meu ‘Domo Arigato’”, disse, em sinal de gratidão.
O Sensei também fez um convite à comunidade para que se juntem como “Amigos do Projeto Ikigai de Judô”, reforçando a necessidade de apoio para a continuidade da iniciativa em Nova Venécia. Interessados podem entrar em contato diretamente com o técnico pelo número (27) 99912-2597 ou encontrá-lo no Hortomercado às terças e quintas-feiras.
A continuidade do Projeto Ikigai de Judô é fundamental para o desenvolvimento do esporte na região e para a inclusão de mais atletas como Tierlys, que superam obstáculos e conquistam grandes vitórias no cenário nacional.