A atenção é o processo pelo qual nós processamos as informações, é a principal ferramenta para captarmos a sensação dos estímulos tanto internos quanto externos. Nós captamos esses estímulos através dos nossos cinco sentidos, audição, visão, olfato, paladar e tato. A atenção é a porta de entrada para as informações para que possamos processá-las e guardá-las na nossa memória. A nossa habilidade de sustentar e selecionar o nosso foco atencional varia conforme o desenvolvimento infantil, ou seja, uma criança de cinco anos vai ter a capacidade menor de sustentar a atenção, comparado a um adolescente de 16 anos de idade.
Fatores que influenciam a atenção
Nos fatores internos estão: nível de consciência, motivação, vontade, energia e estado emocional vão influenciar na nossa atenção. Já os fatores externos como intensidade, movimento, novidade e familiaridade também possuem efeito sob nossa atenção.
A desatenção é capacidade menor de sustentar e selecionar o foco atencional, e como saber se uma pessoas está desatenta?
- Esquecimento: a pessoa não se lembra do que conversou com os outros durante os dia, objetos que guardou e onde guardou, além de esquecer o que ela tinha que fazer;
- Não termina o que começa: geralmente a pessoas não consegue realizar tarefas completas com começo meio e fim;
- Dificuldade em se organizar, principalmente a rotina.
A desatenção é considerada um problema quando existe um padrão, ela vai aparecer ao longo da rotina do dia, em diversas situações e ambientes, necessariamente vai ter uma duração maior, como dias, semanas ou meses, e interferir tanto no aprendizado quanto nas relações sociais das crianças, adolescentes e adultos. Esse já é um sinal de alerta, se esse for o seu caso, procure um psiquiatra para saber o que está de fato acontecendo.
Vale lembrar que o TDAH, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade por vir ou não junto com a hiperatividade.
Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda no youtube.
Foto: Reprodução/canal Doutor Ajuda