― Advertisement ―

spot_img

Formemus divulga programação da edição 2024

O Formemus, um dos mais relevantes eventos do mercado musical brasileiro, acontece entre 7 e 10 de agosto, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, e traz para essa edição mais de 50 curadores, players e empresários do mercado musical de todo o país.

Com painéis, palestras, showcases, shows, mostras, rodada de negócios e pitching musical, o evento se consolida como uma plataforma de desenvolvimento de territórios, elevando o conhecimento dos artistas, produtores e técnicos, fortalecendo relações e ampliando as possibilidades de negócios.

Nos quatro dias de evento, os participantes vão se conectar com grandes nomes do mercado, como Aloysio Reis (managing director da Sony/ATV do Brasil), Ariel Quirino (head de Comunicação de Dulce Maria), César MC (artista), Bruna Campos (especialista em direitos autorais), Tony Aiex (TMDQA), Juliana Medeiros (Produção Musical da Rede Globo), Flávia Cesar (Warner Chappell Music), Naila Agostinho (Sony Music Brasil) Liv Brandão (Billboard Brasil), entre outros.

No próximo dia 7 (quarta-feira) o evento é dedicado ao Pitching Musical, no qual nove artistas selecionados se apresentam para os players e curadores, com direito a feedbacks valiosos para suas carreiras. A ação será aberta ao público como ouvintes. Foram selecionados Anastácia, Bella Mattar, Do Carmo, Herança Negra e Maré Tardia, do Espírito Santo; Bemti, Josy.Anne e Rodrigo Mancusi, de São Paulo; e Vinaa, do Maranhão.

Já de quinta a sábado, o evento contempla as demais atividades, sempre a partir das 13 horas. No final do dia o público pode conferir showcases de Caju (ES), Enme (MA), Estela Ceregatti (MT), Flor ET (RS), Gastação Infinita (ES), JaySant’ (ES), Lorena Nunes (CE), Núbia (MA), OXE (AL), Siamese (PR), Zudizilla (RS), além de César MC e do projeto Elas, formado por Afronta, Caju, Eloá Puri e Ada Koffi.

O Formemus promete fomentar discussões importantes para o mercado musical, como a importância dos territórios criativos, cases importantes da música no audiovisual, circulação internacional, lançamentos digitais, direitos autorais, estratégias de divulgação, tendências e estéticas na música, mídia, MTG e mais.

Durante os meses anteriores ao evento, foram feitos vários chamamentos, como Pitching Musical, Rodada de Negócios, Showcases, Mostra Fotográfica, Mostra de Videoclipes e o Conexão Periferia & Interior, que é a ação de democratização inovadora do projeto, na qual 20 jovens da periferia da Grande Vitória e interior do Espírito Santo, são selecionados para participar integralmente do evento.

“Ano a ano o Formemus se posiciona com um olhar vanguardista de proposta de desenvolvimento do mercado musical brasileiro, proporcionando encontros e vivências únicas e transformadoras para todos os profissionais e artistas envolvidos. Aqui estamos sempre inovando propostas defasadas e colhendo resultados de destaque”, afirmou o diretor do projeto, Daniel Morelo.

Conexão

O Formemus acredita no protagonismo do jovem e na capacidade de transformação que a música tem. O evento busca jovens protagonistas e inspiradores em suas comunidades, que querem conhecimento e se conectar com profissionais da música de todo o Brasil. É a oportunidade de estar no evento de maior relevância do mercado da música do Espírito Santo e um dos maiores do Brasil, ampliando a participação e a compreensão do seu espaço no mercado. A seleção é realizada sem nenhum tipo de discriminação, respeitando a diversidade e polifonia.

Rodada de Negócios

As Rodadas de Negócios são encontros de 10 minutos, speed-networking, no qual os artistas podem estar em contato direto com representantes da indústria musical, como curadores de festivais, players e diretores musicais, para realizar negociações, ampliar sua base de contatos e fazer alianças estratégicas de diversos tipos. 

Pitching Musical

O Pitching do Formemus acontece no formato de apresentações musicais de 10 minutos, em que artistas/bandas se apresentam para profissionais da indústria musical. Este é um momento para artistas se venderem, para mostrar o que os tornam únicos e por que eles deveriam ser a próxima grande novidade. Os artistas selecionados podem obter feedbacks valiosos que poderão ajudá-los a moldar e aprimorar ainda mais sua música e carreira.

Mostra Fotográfica

A Mostra Fotográfica é competitiva e a foto mais votada pelo público recebe a premiação de R$ 1 mil. São selecionadas até 20 fotos com tema música, que ficam expostas durante todo o evento para apreciação do público.

Mostra de videoclipes

A Mostra de videoclipes é competitiva e realizada também durante o evento, com exibição de videoclipes selecionados de todo o Brasil. O vencedor da mostra, escolhido pelo público, leva o prêmio de R$ 2 mil. 

Showcase

Os showcases são uma vitrine para a nova produção musical do país. A curadoria procura identificar novos movimentos artísticos, linguagens e tendências musicais para o mercado nacional e internacional, que se apresentam para curadores e players convidados, além do público em geral.

Paineis e Palestras

Sempre com temas relevantes ao mercado, com assuntos atuais, que perpassam por anseios, dores e expectativas dos artistas, que querem e precisam entender como a roda do mercado musical gira e como estar em plena conexão com tantas novidades.

Credenciamento

A inscrição para participar do evento está aberta e é gratuita. Para as ações da conferência, o credenciamento é obrigatório. Todos os credenciados têm entrada garantida nos shows, que são abertos ao público, com entrada limitada à capacidade do espaço. Para showcases e shows, que acontecem a partir das 19h, a entrada é gratuita e aberta ao público geral.

Com direção de Simone Marçal e Daniel Morelo, o Formemus foi vencedor do Prêmio Profissionais da Música em 2021, na categoria Conferências de Música, além de ser premiado por dois anos no Edital Funarte de Festivais, se tornando crucial para o desenvolvimento e promoção de talentos locais e regionais, catalisando a diversidade e a inovação na indústria musical.

O Formemus 2024 é patrocinado pela ES Gás, EDP e Banco do Nordeste, com realização da MM Projetos Culturais, Secretaria da Cultura (Secult) e Ministério da Cultura (Minc). Viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc) e Lei Rouanet.

A programação completa será disponibilizada em breve no site www.formemus.com.br

Serviço
Formemus 2024 – 
Ufes  – campus de Goiabeiras, Vitória.
07 a 10 de agosto de 2024
Credenciamento gratuito: www.formemus.com.br
Informações: formemus@gmail.com – 27 3376-1674 – 27 99930-1103

 

 

Programação Formemus 2024

 

Dia 07/8 – Quarta-feira

14h – Pitching Musical

 

Dia 08/8 – Quinta-feira

12h – 17h – Credenciamento

 

Teatro Universitário

13h – Abertura

 

 

 

13h10 – 14h40 – Painel

Música como Vetor de Transformação – Territórios Criativos e a assertividade necessária para o desenvolvimento do mercado cultural e criativo brasileiro. 

A música, além de ser uma forma de expressão artística, tem o poder de interferir e de transformar territórios pouco desenvolvidos em territórios criativos. Impulsionando o desenvolvimento socioeconômico e cultural das regiões, potencializando a identidade, o fazer e a memória desses territórios. Em contextos urbanos e rurais, perto ou longe do litoral, a música se faz presente como vetor transversal em ações criativas bem estruturadas que podem revitalizar comunidades, fomentar a economia local e promover a inclusão social. A assertividade na gestão desses projetos é crucial para garantir resultados sustentáveis e impacto positivo, integrando artistas de todas as linguagens, públicos e mercados de maneira coesa e inovadora.

Dani Ribas – Sonar Cultural Consultoria

Fabrício Noronha – Secretário de Estado da Cultura

Laura Bahia – Abramus

Laurinda Luiza – Banco do Nordeste (CE)

Sara Loiola – Abrafin – Festival Yalodê (DF)

 

 14h45 – 16h15 – Painel

Novos Cases Brasileiros da Música no Audiovisual

A integração da música com o audiovisual tem gerado novos e inovadores cases de sucesso no Brasil, refletindo a riqueza cultural do país e a capacidade de adaptação da indústria criativa olhando para o passado e para o presente, sempre em busca de um novo futuro. Entre esses exemplos, destacam-se projetos que mesclam cinema, televisão e plataformas de streaming, proporcionando experiências imersivas e multifacetadas. Novelas, Séries e documentários que resgatam a história e a relevância social da música brasileira são ilustrações marcantes na história familiar e afetiva brasileira.

Fábio Geovane – Diretor de Operações da UBC

Flávia César – Warner Chappell Music

Juliana Medeiros – Produção Musical Rede Globo

Mirella Machado – Universal Music Publishing

Pedro Guedes – UBC (União Brasileira de Compositores)

 

 16h20 – 17h50 – Painel

Ativações digitais para Lançamentos e Catálogo – Criatividade na Promoção Musical

No cenário atual, a promoção musical digital é essencial para o sucesso de lançamentos e valorização de catálogos de artistas nos mais diferentes momentos da carreira. Estratégias criativas incluem teasers, lives exclusivas, colaborações com marcas e influenciadores, além de conteúdos virais. A curadoria de playlists e o uso de dados analíticos para segmentar audiências ampliam o alcance e a retenção do público e muitas vezes ideias “fora da caixa” fazem toda a diferença!

Iasmine Amazonas – ONErpm Brasil

Manuela Chulam – The Orchard

Naila Agostinho – Sony Music Brasil

Renata Gomes – Virgin Music

 

 18h – 19h – Rodada de Negócios

 

 Cine Metrópolis

14h – 15h15 – Palestra

Direito Autoral no Ambiente Digital – com Ricardo Rios – Abramus

Ricardo Rios, da Abramus Digital, aborda três pontos fundamentais para receber os valores gerados pelo consumo de suas músicas no ambiente digital: A diferença entre os direitos no mercado musical (direito de execução pública / direito de reprodução); os documentos utilizados e a importância para mercado; como são realizados os pagamentos dos direitos autorais dos autores das plataformas Digitais.

 

15h25 – 16h30 –  Palestra

Sou Artista Visual, minhas obras podem ser protegidas? – com Fabiana Nascimento – AUTVIS/ABRAMUS

A resposta para essa pergunta é simples: sim! Se você é fotógrafo, pintor, escultor, ilustrador, designer, designer gráfico, arquiteto, muralista, cenógrafo ou tatuador saiba que tudo o que você produz pode e deve estar protegido.  O direito autoral é válido também para os profissionais das Artes Visuais, que muitas vezes veem suas obras sendo utilizadas sem autorização e ficam sem saber como lidar e resolver a questão. Nessa palestra será detalhado como funciona a proteção aos direitos autorais, a representação dos artistas dentro e fora do Brasil, além de apresentar cases em diferentes áreas, esclarecendo as dúvidas do que é ou não possível fazer em cada situação.

 

 17h – 18h – Mostra de Videoclipes

 

 Palco

Showcase

Oxe (AL)

Estela Ceregatti (MT)

JaySant” (ES)

Siamese (PR)

Show César MC

 

Dia 09/08 – Sexta-feira

12h – 17h – Credenciamento

 

Teatro Universitário

13h – 14h30 – Painel

Tendências e Estéticas musicais – A Música de Agora!

A música contemporânea reflete a diversidade e a inovação, com tendências que vão do pop experimental ao resgate de sons nostálgicos. Como sempre e mais que nunca as periferias brasileiras ditam o som que o Brasil todo celebra agora. Artistas estão explorando fusões de gêneros, como o trap com ritmos latinos e o pop com influências do funk e de música eletrônica e afrobeat. A estética visual e performática também ganha destaque, com videoclipes cinematográficos e apresentações ao vivo imersivas. Além disso, a música de agora é marcada pela interatividade e pelo engajamento nas redes sociais, criando uma conexão direta entre artistas e fãs.

Aloysio Reis – UBC – Sony/ATV do Brasil

Barral Lima – UN Music Group – Hiphop.doc, Palco Ultra e Circuito Instrumental (MG)

César MC – Artista

Marcelo Falcão – UBC (União Brasileira de Compositores)

Pena Schmidt – Lista das Listas

 

 14h30 – 16h – Painel

Press Impress – Como a mídia de nicho pode fazer diferença na construção de uma carreira artística e como desenvolver uma relação positiva com mídias de informação e opinião.

A mídia de nicho desempenha um papel crucial na construção de carreiras artísticas ao oferecer uma plataforma dedicada para gêneros e estilos específicos. Ao focar em públicos segmentados, esses veículos proporcionam uma visibilidade mais direcionada e engajada, permitindo que artistas atinjam fãs verdadeiramente interessados em seu trabalho. Além disso, a mídia de nicho tende a oferecer uma cobertura mais detalhada e aprofundada, contribuindo para a construção de uma identidade artística sólida. Esse tipo de mídia também facilita a criação de comunidades de fãs, fortalecendo a base de apoio do artista e impulsionando seu crescimento no mercado.

Liv Brandão – Billboard

Luciano Mattos – El Cabong e Festival Radioca (BA)

Lúcio Ribeiro – Popload, T4F, Cine Joia, Bar Alto, Numéro (SP)

Mila Ventura  – UBC e Popline.biz

Tony Aiex – TMDQA – Tenho Mais Discos Que Amigos

 

 16h – 17h30 – Painel

As Fronteiras da MTG – Autorizações e Direitos

Atualmente, o grande debate sobre direitos autorais gira em torno das Montagens ou MTG. Na indústria da música as questões de autorizações e direitos são cruciais para a utilização legal de conteúdo. A fronteira entre esses setores exige uma compreensão clara de direitos autorais, licenciamento e propriedade intelectual. Produtores de música e criadores de conteúdo precisam garantir que todas as permissões estão em ordem para evitar litígios.

Bruna Campos – UBC (União Brasileira de Compositores)

Fábio Geovane – Diretor de Operações da UBC

Manno Góes – UBC (União Brasileira de Compositores)

Odilon Borges – Atabaque

 

 18h – 19h – Rodada de Negócios

 

 Cine Metrópolis

14h40 – 15h50 – Palestra

Estratégias de Carreira: o Raio-X do seu projeto artístico – com Dani Ribas – Sonar Cultural Consultoria

Alguém já fez um diagnóstico da sua carreira e te disse se você está apto ou não para aproveitar oportunidades no mercado musical? Nesta palestra, Dani Ribas vai dar um passo a passo de como avaliar o nível de maturidade da sua carreira, desde a escolha de parceiros estratégicos, até o desenvolvimento de identidade artística e pesquisa de nicho.

 

 16h – 17h15 – Palestra

Como Permanecer Autêntico no Mainstream Sendo Fiel a Sua Arte – Case Dulce Maria – com Ariel Quirino – Head de Comunicação de Dulce Maria

Ariel Quirino trará estratégias de como equilibrar uma questão comum enfrentada por artistas e músicos que desejam alcançar um público mais amplo (o”mainstream”) sem comprometer sua integridade artística e valores pessoais. No case da Dulce María, ele apresenta o planejamento que a levou em carreira solo a posição de sétima mexicana mais ouvida no mundo.

 

 17h30 – 18h30 – Mostra de Videoclipes

 

 PALCO

Showcase

Lorena Nunes (CE)

Enme (MA)

Gastação Infinita (ES)

Zudzilla (RS)

Show – Formemus Ellas (Eloá Puri, Caju, Ada Koff e Afronta)

 

10/08 – Sábado

12h – 17h – Credenciamento

 

Teatro Universitário

13h – 14h30 – Painel

O Segredo dos Hits: Composição e Direitos Autorais 

Venha mergulhar no universo da composição e dos direitos autorais com três compositores de sucesso: Bruno Caliman,  Henrique Portugal e Roberto Menescal. Com uma bagagem incrível de sucessos, eles vão compartilhar suas experiências, dicas e desafios da carreira.

A mediação ficará por conta de Gustavo Vianna, diretor de A&R da Abramus, que vai garantir um bate-papo dinâmico e repleto de insights valiosos. Não perca a chance de aprender com os melhores e se inspirar para criar suas próprias composições de sucesso!

Bruno Caliman – Cantor e compositor – Abramus

Gustavo Vianna – Diretor de A&R da Abramus

Henrique Portugal – Cantor e compositor / Abramus

Roberto Menescal – Compositor e Músico / Abramus

 

 14h30 – 16h – Painel

Função Festival – Todas as missões do mundo!

Os festivais de música desempenham diversas funções cruciais no cenário cultural global. Eles atuam como plataformas de lançamento para novos artistas, vitrine para talentos emergentes e espaço para a celebração de artistas consagrados. Além de promover a diversidade cultural e musical, festivais impulsionam a economia local, gerando turismo e emprego. Através da sua realização, e por sua grande comoção pública, espera-se que os festivais também sejam plataformas de mudanças de comportamento na sociedade através de campanhas e ativações de conscientização sociais e ambientais, em meio às diversas ações promocionais de produtos. Em suma, os festivais têm a missão de entreter, educar, conectar, inspirar e promover mudanças na sociedade, desempenhando um papel vital na promoção e evolução potencial da música.

Ana Garcia – Festival No Ar Coquetel Molotov (PE)

Carolina Daves – M.A.R.T.E Festival e Pop Up Festival (MG)

Carolina de Amar – Festival Sarará (MG)

Ismael Fagundes – Afropunk (BA)

Luciano Mattos – El Cabong e Festival Radioca (BA)

William Mendonça – Festival Noites Brasileiras e Ecléticos Livre Festival (CE)

 

16h – 17h30 – Painel

Música e Marcas 

As Entidades Privadas e Públicas, sempre se utilizaram da música como ferramenta de promoção de seus ideais e valores. Essa estratégia poderosa utiliza a música para criar identidades sonoras, aumentar o reconhecimento e conectar-se emocionalmente com o público. Parcerias com músicos podem incluir trilhas sonoras em campanhas publicitárias, patrocínios de eventos e festivais, playlists com recortes demográficos e colaborações em produtos exclusivos. Essas associações não só elevam a visibilidade dos artistas, mas também fortalecem a imagem das marcas, criando uma sinergia que beneficia ambos os lados ao alcançar novas audiências e fidelizar consumidores.

Alec Haiat – Habro Music

Ariel Quirino – Head de Comunicação e Estrategista de Dulce Maria

Liv Brandão – Billboard

Lúcio Ribeiro – Popload, T4F, Cine Joia, Bar Alto, Numéro (SP)

Juliana Coelho – Banco do Nordeste

 

Cine Metrópolis

15h30 – 17h50 – Palestra

Booking Internacional: Como Montar Turnês no Exterior – com Carlo Bruno Montalvâo – Brain Productions Booking

Na palestra será apresentado o tema e todas as dicas sobre circulação internacional e como organizar seu material de apresentação, como criar sua própria rede de contatos, organizar suas estratégias e planos para montar turnês no Exterior e, principalmente, quais as características em mercados super visados como Estados Unidos, Reino Unido e diversos outros países da Europa (França, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, etc).

 

 18h – 19h – Mostra de Videoclipes

 

PALCO

Showcase

Caju (ES)

Flor ET (RS)

Núbia (MA)

DJ Úrsula Pussynail

 

spot_img