Nesta sexta-feira (2) a cidade de Nova Crixás, localizada na região noroeste de Goiás, completa 41 anos de história. A cidade, situada a 379 km da capital Goiânia, foi fundada em 1980. A cidade surgiu no início da década de 70, quando a família mineira de José Alves Moreira decidiu doar parte de suas terras para abrigar as pessoas que chegavam para trabalhar na agricultura. Mas estas pessoas descobriram que as terras não eram boas para o plantio e decidiram partir para a engorda de gado. O fluxo migratório foi incentivado pela construção da rodovia GO-164 e pela extensão de terras para a pecuária.
Atualmente, a principal renda do município é baseada na pecuária de corte. O município possui o maior rebanho bovino no estado. Segundo dados do IBGE, O PIB da cidade é de cerca de R$ 628,5 milhões de reais, sendo que 59,9% do valor adicionado advém da agropecuária. Na sequência aparecem as participações dos serviços (24,1%), da administração pública (13,5%) e da indústria (2,5%).
Os muitos rios que banham o município atraem pescadores e turistas em busca de lazer. Destaque para os Rio Araguaia, Rio dos Peixes e Rio Crixás.
Para a comemoração do aniversário, a prefeitura da cidade preparou uma programação especial durante o final de semana. A comemoração inclui shows com diversas bandas, feira gastronômica, manhã de esportes com ciclismo e atletismo, dentre outras. A programação completa está disponível nas redes sociais e no site da prefeitura de Nova Crixás.
Além de Nova Crixás, o município de Itu (SP) e Olivença (AL) também fazem aniversário nesta sexta-feira (2). A programação completa das comemorações dos municípios está disponível nas redes sociais das prefeituras.
<\/a><\/a><\/a><\/a>
Nova Crixás comemora 41°aniversário, com festa especial Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Crixás