A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da secretaria Municipal de Educação e em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), está promovendo um salto significativo na qualidade da educação pública por meio do Programa Educação Conectada, parte da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENECC).
Com a implantação da internet de alta velocidade em quatro unidades escolares, mais de 575 estudantes da rede municipal já estão sendo beneficiados com maior inclusão digital, melhores condições de ensino e aprendizagem, além de mais agilidade nos processos pedagógicos e administrativos.
As escolas contempladas até o momento são:
Escola Municipal Cachoeirinha de Itaúnas: Direção: Jedalia Silva Dias Oliveira. “Essa conexão de escolas e internet é um avanço muito grande para a educação, tanto para os alunos quanto para os professores e direção escolar.”
Escola Municipal Wilson Ferreira (Vila Santo Antônio). Direção: professora Joana Montovanelli. “Essa adesão vem fortalecer o ensino em nossa escola, trazendo agilidade e atualização em nosso sistema educacional.”.
Escola Família Agrícola Normília Cunha dos Santos. Direção: Lucinéia Gomes da Silva. “A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas garante acesso ao uso pedagógico e administrativo, agilizando tanto o planejamento de aulas quanto a aprendizagem do aluno.”.
Escola Municipal Barra de Itaperuna (Vila Itaperuna). Direção: Maria Lúcia Marcolino. “É fundamental para o ensino essa conectividade, pois os alunos já vivem o dia a dia conectados à internet. Esse avanço fortalece a educação e representa investimento na formação de professores e gestores para o uso da tecnologia digital.”.
Valorização da Educação e da Classe Estudantil
O prefeito Enivaldo dos Anjos destacou a importância da iniciativa para o futuro dos estudantes do município:b“Investir em conectividade é investir no presente e no futuro das nossas crianças e jovens. Estamos garantindo que todos tenham acesso à educação de qualidade, com ferramentas modernas, que os preparem para os desafios do mundo atual. Valorizamos a classe estudantil e vamos continuar trabalhando para oferecer cada vez mais oportunidades para os nossos alunos.”.
A secretária municipal de Educação, Delza Lima, também enfatizou o impacto positivo do projeto: “A chegada da internet de alta velocidade nas escolas é uma conquista para toda a comunidade escolar. Garante mais dinamismo às aulas, facilita o acesso a recursos pedagógicos e aproxima os estudantes do universo digital. É mais um passo firme na construção de uma educação pública cada vez melhor.”.
A assessora especial de governo, Delma Ker, reforçou o comprometimento da gestão com a inovação: “Esse projeto mostra que a tecnologia pode e deve estar a serviço da educação. Estamos conectando nossas escolas ao mundo, criando novas possibilidades de aprendizagem e fortalecendo a atuação de professores, alunos e gestores.”.
Compromisso com o Futuro
Com essa iniciativa, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a inovação, a valorização dos profissionais da educação e, principalmente, com os estudantes francisquenses. O objetivo é ampliar o acesso à conectividade para todas as escolas da rede municipal, promovendo igualdade de oportunidades e preparando os jovens para um futuro cada vez mais digital.










