O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Nova Venécia, no Norte do Espírito Santo, promoveu ao longo de setembro uma programação especial em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio e à valorização da vida. As atividades reuniram profissionais de saúde, instituições parceiras e a comunidade em momentos de escuta, reflexão e incentivo ao cuidado com a saúde mental.
No início do mês, o Grupo Terapêutico de Mulheres abriu a programação com o “Café com Prosa e Emoções”, conduzido pela psicóloga Jaqueline F. dos Santos, que proporcionou um espaço de acolhimento e troca de experiências. Outra ação de destaque foi o treinão funcional, realizado na quadra de futebol ao lado do CAPS, em parceria com o Studio Peruggia. Após a atividade, a psicóloga Viviane F. Vargas e a nutricionista Micheli Pereira de P. Oliveira, da unidade de saúde Wilson Dames Selia (Altoé), conduziram um bate-papo sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. O encontro contou ainda com sorteio de brindes e confraternização.
Durante todo o mês, a recepção do CAPS recebeu, sempre às quartas e sextas-feiras, momentos de reflexão mediados pelos psicólogos Jaqueline F. dos Santos, Felipe C. Sabino e Jessica Barbosa. As ações também chegaram ao interior de Nova Venécia, com rodas de conversa em Guararema, Cedrolândia, Patrimônio do XV e Cristalino. Nessas localidades, foram discutidos os desafios da prevenção e a importância de quebrar tabus em torno da saúde mental.
A programação segue nesta sexta-feira (26), quando a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a Caminhada Setembro Amarelo. A concentração será em frente à APAE, a partir das 8h, e o evento é aberto à população. O objetivo é reforçar a união da sociedade em prol da valorização da vida.
As atividades terão continuidade em outubro. No dia 9, acontece o II Fórum Municipal: Conectando Escola e Rede de Saúde Mental, às 8h, no Auditório da Superintendência Regional de Educação de Nova Venécia. O evento contará com a participação do psicólogo Felipe C. Sabino e pretende integrar profissionais e instituições que atuam na rede de atenção psicossocial do município.












