O ano letivo 2025-2026 dos Emirados Árabes comporta uma novidade: o ensino de Inteligência Artificial em todas as escolas públicas desde o jardim de infância.
A política foi aprovada pelo Gabinete dos Emirados Árabes Unidos em maio de 2025, com implementação para o ano letivo de 2025-26.
Durante o período de 2024-25, o Ministério da Educação tem trabalhado em parceria com especialistas locais e internacionais para desenvolver conteúdo e treinar professores.
Programas piloto já estão em curso – por exemplo, Code.org começou a assessorar o Ministério da Educação dos Emirados Árabes Unidos em 2023 sobre a integração de ciência da computação e IA nas aulas.
Escolas e educadores selecionados testaram módulos de IA preliminares ao longo do último ano, fornecendo feedback usado para refinar o currículo oficial (isso foi facilitado por meio de colaborações com a Universidade de IA Mohamed bin Zayed e o Emirates College for Advanced Education, entre outros). Como resultado, os Emirados Árabes Unidos entram no ano letivo de 2025 com um currículo aprovado e um quadro de professores qualificados em ensino de IA.
O primeiro-ministro do país, Mohammed bin Rashid al-Maktoum, explicou que a medida faz parte dos planos a longo prazo do Estado para preparar as gerações futuras para “um futuro diferente, um novo mundo de competências avançadas”.
Neste sentido, manifestou o seu apreço pelos esforços do Ministério da Educação no desenvolvimento do currículo e afirmou que a IA “vai mudar a natureza da vida do mundo”.
“O nosso objetivo é ensinar às crianças e às nossas gerações uma compreensão da IA numa perspetiva técnica”, mas também “incutir nas consciências a ética desta nova tecnologia, fortalecendo a sua compreensão dos seus dados, algoritmos, aplicações, riscos e como se liga a sociedade à vida”, detalhou.
A ministra da Educação, Sarah Bint Yousef Al Amiri, confirmou que a nova disciplina abrange sete áreas principais de conceitos fundamentais: dados, algoritmos, aplicações de ‘software’, consciência ética em IA, aplicações de IA no mundo real, inovação e ‘design’ de projetos liderados por IA, políticas e envolvimento social.
De acordo com Sarah Bint Yousef Al Amiri, o novo currículo oferece módulos adequados à idade, desde o jardim de infância até ao 12.º ano.
Em 2017, os Emirados Árabes tornaram-se o primeiro país do mundo a nomear um ministro de Estado para a IA e foram pioneiros no desenvolvimento e investimento nesta tecnologia, com o objetivo de se tornarem líderes no setor e diversificarem a sua economia altamente dependente de hidrocarbonetos. (Da Redação com diferentes fontes)
Ilustração: United.AI











