A Prefeitura de Jaguaré inicia na próxima semana a fase de análise das amostras dos produtores que se inscreveram no IV Concurso de Qualidade do Café Conilon do município.
Análise será realizada por especialistas do Incape, Ifes e Ufes, no Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo, em Venda Nova do Imigrante.
As inscrições foram encerradas nesta quarta-feira, dia 27, com a participação de 38 cafeicultores que entregaram as amostras para avaliação.
O concurso é organizado pela Secretaria de Agricultura, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.
A iniciativa atende o Programa Municipal de Qualidade do Café Conilon, criado para promover ações que incentivem a elevação da qualidade do café conilon produzido no município.
Evolução da qualidade
O secretário municipal de Agricultura, Jordano Sossai, celebra a realização do concurso que tem sido fundamental para a melhoria da qualidade do café em Jaguaré.
“A Gestão Municipal contribui muito com os produtores incentivando a, gradativamente, evoluir a qualidade de suas produções. Percebemos isso pelos sucessivos aumentos das notas dos cafés participantes dos últimos 3 anos”, afirmou o secretário.
Desde o primeiro concurso realizado em 2022, percebeu-se que as notas dos participantes vêm apresentando evolução o que mostra também a evolução da qualidade dos cafés.
Nesse primeiro ano, a nota do vencedor foi 82,50. Já em 2023, o café vencedor teve nota 83,50 e em 2024, o campeão apresentou nota 85,75
Amostras
As amostras foram codificadas para que os avaliadores não saibam a qual produtor pertence cada amostra.
A fase de análise das amostras no no Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo, em Venda Nova do Imigrante será realizada entre os dias 1º e 5 de setembro iniciando, portanto, na próxima segunda-feira.
A programação do concurso prevê ainda evento para divulgação dos 15 finalistas, no dia 26 de setembro, no Parque de Exposições Alfeu Sossai. Durante o evento haverá palestra sob o tema “Café Além da Xícara”, com José Altino Machado Filho, pesquisador referência do Incaper, além de um momento de confraternização.
Os campeões serão conhecidos no dia 27 de novembro, durante a programação da I Feira Internacional do Café Conilon – FICC, que será realizada em Jaguaré.











