Sair do índice de desempregados e conseguir uma contratação efetiva é a expectativa das cinco mil pessoas que conseguirão uma vaga de emprego temporária no Espírito Santo, no último trimestre deste ano.

A expectativa de contratações, de acordo com a Federação do Comércio, é o dobro do último ano, em que 2,5 mil pessoas foram contratadas temporariamente.

A maior parte dessas vagas é para o comércio, na função de vendedor de loja, e se estendem para o setor de serviços. Essas oportunidades são a esperança de mais de 200 mil desempregados voltarem ao mercado de trabalho.

Se entra um funcionário com um resultado além do esperado, ele pode substituir alguém ou entrar na loja. Quando as vendas são mais altas, o quadro de funcionários aumenta e aí quem chega como temporário e faz um bom desempenho, fica com a vaga“, afirma a empresária Ana Claudia Groberio.

De acordo com a empresária, às vezes as pessoas surpreendem. Como os empresários não querem perder um bom funcionário, acabam dando um jeitinho de mantê-lo na empresa.

Comércio aquecido

O comércio em Barra de São Francisco está aquecido no fim de ano. Uma das iniciativas que deu certo foi da Câmara de Diretores Logistas (CDL), que lançou a Campanha Natal Barra 2018.

As lojas participantes da promoção têm cupons para os clientes, o que é um grande incentivo. A premiação desse ano conta com 2 motos 0km, R$ 3.000 em dinheiro e mais 20 prêmios. (Veja abaixo as lojas participantes).

Veja como foi o lançamento da campanha Natal Barra 2018

CDL lança campanha de Natal em Barra de São Francisco

A CDL de Ecoporanga também criou sua própria estratégia. A campanha NATAL FELIZ É COMPRAR AQUI incentiva os consumidores a fazer suas compras no comércio de Ecoporanga. Esse ano serão sorteadas 2 motos e mais R$ 10 mil em dinheiro.

O Presidente da CDL de Ecoporanga, Carleandro Patrício, e o Superintendente Regional, Ilton de Oliveira, destacam que a campanha é feita em parceria com os comerciantes da cidade. O sorteio será no dia 26 de dezembro.

Veja mais sobre as campanhas de Natal

CDL lança campanha de Natal em Ecoporanga

Dicas profissionais

As dicas para se dar bem no emprego também são compartilhadas pela consultora de Recursos Humanos Martha Zouain. Ela recomenda que o profissional deve assumir o cargo como se fosse definitivo e mostrar dinamismo, empatia e bom relacionamento interpessoal.

Especialista em Recursos Humanos dá dicas para ter contrato efetivado, no ES — Foto: Reprodução/ TV Gazeta
Especialista em Recursos Humanos dá dicas para ter contrato efetivado, no ES

Recomendo isso porque o nível de engajamento que um profissional efetivo vislumbra a longo prazo é maior que o temporário. É muito importante ter disciplina para mostrar o melhor que tem para oferecer e as competências“.

Otimismo

A Federação do Comércio no Espírito Santo (Fecomércio-ES) estima que 3 mil a 5 mil pessoas sejam contratadas temporariamente para as vendas do final do ano e supera as contratações do último ano, em que 2500 pessoas conseguiram um emprego provisório.

De acordo com o presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri, a previsão é de que até 30% dos contratos temporários, ou seja 1.500 pessoas, sejam efetivados.

Nós estamos com uma expectativa otimista, juntando grandes datas de venda, que é o natal e a blackfriday. Tivemos um ano tumultuado, de indefinição política que repercutiu em vários setores e a expectativa de venda no comércio não foi contemplada. Caso essa expectativa se cumpra, teremos uma taxa de 20% a 30% de efetivações“.

José Lino Sepulcri, presidente da Fecomércio-ES — Foto: Divulgação/Fecomércio-ES
José Lino Sepulcri, presidente da Fecomércio-ES — Foto: Divulgação/Fecomércio-ES

A expectativa positiva da Federação em relação ao ano passado não segue a tendência nacional. Sepulcri explica que o otimismo é decorrente da definição eleitoral, que dá aos empresários do setor segurança para investimentos, principalmente no cenário estadual.

O diretor da Fecormércio José Antônio Pupim avalia o contexto como positivo e favorável para os desempregados no Estado.

A geração de três mil vagas agora na proximidade do Natal no setor de comércio, a possibilidade de que 20% dessas pessoas serão contratadas, isso traz um impacto bastante positivo, até porque o comércio não está bom por causa do desemprego, então se a economia melhora ela gera empregos tudo melhora” avalia o diretor.

Economista

O economista e professor universitário Mário Vasconcelos explica que essas vagas que sempre são abertas nos finais de ano são muito importantes para tirar pessoas do desemprego e aumentar a arrecadação pelo consumo.

Essas vagas aquecem o mercado porque quando estão desempregadas, as pessoas param de consumir. Existe um otimismo neste ano de aumento de vendas no comércio“.

O especialista ainda dá dicas para que o emprego provisório seja transformado em efetivo: “procurem fazer um bom trabalho, sejam bastante proativas visando essa contratação“.

Porém, Mario alerta para o endividamento. “Esse é um trabalho provisório que pode virar uma contratação efetiva ou não. Sejam comedidas no consumo para depois desse período não saírem desempregados e endividados“, aconselha.

Lojas participantes da Promoção de Natal em Barra de São Francisco e Ecoporanga