Ensinar Matemática de forma lúdica, tornando as aulas mais atrativas para os estudantes. Foi com esse objetivo que uma professora da Escola Estadual Ermentina Leal, localizada em Aracruz, organizou uma aula diferente, utilizando pizza, para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.

Idealizada e coordenada pela professora Fabíola Borges, que leciona a disciplina de Matemática, a atividade contou com produção de cinco pizzas, para o estudo de frações. Segundo a educadora, houve envolvimento de toda a turma, com muita concentração.

“Os educandos foram questionados o tempo todo a partir dos ingredientes usados na preparação das pizzas. Acredito que o material concreto utilizado aliado à prática colaborou e muito com o aprendizado dos alunos”, afirmou Fabíola.

Para a coordenadora da escola, Elizabete Rodrigues, ações como esta tornam o ambiente escolar mais divertido. “A ideia era proporcionar um trabalho que chamasse a atenção dos estudantes e os motivasse a participar mais das aulas. Para eles, o melhor momento foi na hora de saborear as pizzas. Porém, antes e durante a preparação, eles puderam aprender sobre conceitos de divisão, fracionamento, além da confecção da massa”, disse.

De acordo com a educanda Tamires da Silva Tiburço, a aula teve um significado duplo. “Gostei muito, pois, além de reforçar o que eu já sabia de fração ensinado em sala de aula pela professora, experimentei pizza pela primeira vez”, explicou.