Chegando à metade do governo do prefeito João Rufino (PSB) em Mantena, as atenções da população já começam a ter como foco as próximas eleições municipais. As últimas eleições para deputado nortearam rumos e mostraram uma divisão de cinco fortes grupos que podem alcançar a cadeira do executivo em Mantena.

Nas últimas três eleições a população do Município de Mantena não repetiu o prefeito, os ex-prefeitos Claudio Batista, Mauricio Toledo e Dr. Wanderson Coelho embora tenham tentado não conseguiram voltar ao poder, e em toda história 17 prefeitos governaram Mantena sendo que o último e único prefeito reeleito foi o empresário Vicente Marinho a 14 anos atrás, ou seja, (1997/2000) – (2001/2004).

Desta forma o atual prefeito João Rufino terá que quebrar uma tradição da população em não repetir o prefeito.

Reeleição

Apesar da falta de repasse pelos Governos estadual e federal e da grande dificuldade em governar o Município, e de ainda não ter realizado nenhuma conquista de convênio e de impacto para Mantena, o Prefeito João Rufino usou muito bem a máquina administrativa e saiu das urnas fazendo dos seus dois candidatos Federal Paulo AbiAckel (2.522) e Estadual Bráulio Braz (3.358) majoritários no Município.

A votação aparentemente surpreendeu devido ao péssimo governo nas áreas da saúde, da educação e do esporte, mostrando jogo de cintura e muita política conquistando a liderança e saindo fortalecido para uma futura candidatura a reeleição.

Seu vice Luiz Garcia que dessa vez ficou no Brasil para exercer o cargo apoiou o Deputado Federal Lafayette Andrada e decepcionou com pouco mais de 200 votos.

Surpresa

A boa surpresa das eleições foi a união do empresário e radialista Rogério Faustino, o homem da comunicação na região, com o ex-prefeito Mauricio Toledo, juntos eles apoiaram o jovem candidato a reeleição Deputado Estadual Léo Portela dando a ele a expressiva votação de 2.457 votos, alcançando o segundo lugar, porém o grupo não caminhou coeso até o final e existem relatos que Faustino buscou votos para o Deputado Federal Licoln Portela, pai de Léo, conquistando 1.140 votos, o outro Federal apoiado pelo Grupo foi Marcos Pestana com 698 votos.

O empresário Rogério Faustino investiu e conseguiu acordos e fez um grupo paralelo que também o possibilita a sonhar ser Prefeito de Mantena, dono de praticamente todas as emissoras do Município ele mudou sua tática em relação a política passada, ao invés de criticar como fez no governo passado ele calou a Boca no Trombone deixando o atual Prefeito João Rufino trabalhar e caminhar livre nestes dois primeiros anos, diante do péssimo governo há quem aposte que ele possa quebrar o pacto de paz e atender ao clamor da população em relação a volta do seu programa Boca no Trombone.

APAAE/ empresários A APAE-Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mantena conseguiu um feito inédito, além da militância das pessoas e famílias que são atendidas pela associação, ela teceu acordos importantes com empresários de destaque no ramo de supermercados, Rony e Edinaldo Valente foram os dois nomes que encabeçaram a campanha do Deputado Federal Eduardo Barbosa e conseguiram 1.324 votos a terceira votação em Mantena.

Há quem diga que se qualquer um destes nomes se lançarem como candidato tem grandes chances de conquistar a cadeira do executivo. Vieirinha/Dr. Ronaldson este grupo surgiu com pouco planejamento e foi se firmando no decorrer da campanha, liderado pelo empresário no ramo de construção, o engenheiro Vieirinha e tendo apoio importante do médico Dr. Ronaldson eles apoiaram o Deputado Estadual Antônio Jorge e conquistaram 783 votos.

A quem diga que o médico Dr. Ronaldson já vem visitando a população colocando seu nome em evidência um grupo que também pode surpreender com um pouco mais de trabalho e chegar ao objetivo.

Ex-Prefeito Cláudio Batista

Muitos acharam que o ex-prefeito Cláudio Batista estava morto na política, longe dos eventos e trabalhando nos bastidores apoiou um candidato acostumado a ser muito bem votado no Município, o Deputado Federal Leonardo Monteiro conquistou 1.634 votos sendo que o Deputado Estadual Neilando Pimenta 684, provando assim que a militância do Partido dos Trabalhadores continua atuando em Mantena.

Dr.Wanderson Coelho/Gentil Mata Esperava-se muito dessa dupla que aparentemente decepcionou com a votação de seus candidatos, eles se uniram e saíram pelas ruas no último sábado de campanha, muito tarde para visitar toda a população, porém a união do ex-prefeito e do ex-vice-prefeito e empresário assustou os adversários, segundo e terceiro lugar na corrida pela cadeira na política passada os dois somaram mais de oito mil votos e juntos podem conquistar a Prefeitura Municipal de Mantena.