Tião da Bandeira conquista recorde com autógrafos de esportistas

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+Foto Acervo recordista 10O publicitário paulistano Sebastião Pereira, de 52 anos, conhecido como Tião da Bandeira entra para o RankBrasil com o Maior número de autógrafos de esportistas em uma bandeira do Brasil. Até maio de 2014, ele reuniu 230 assinaturas de campeões do esporte nacional e internacional.

Como critério para certificação do recorde, o RankBrasil contabilizou os autógrafos de atletas que foram medalhistas olímpicos, mundiais ou líderes do ranking na modalidade em qualquer ano.

Grandes nomes como Edson Arantes do Nascimento – Pelé, Oscar Schmidt, Gustavo Kuerten, Michael Schumacher, Roger Federer, Usain Bolt, Lionel Messi e Rafael Nadal estão registrados.

Outros 29 atletas não foram contados nesta certificação por não atenderem os critérios estabelecidos, mas mesmo assim são destaque em suas modalidades e brilham entre as assinaturas como o pentacampeão da Stock Car, Cacá Bueno e os pilotos Rubinho Barrichello, Felipe Massa e Nelsinho Piquet.

Tião tem uma metodologia própria para selecionar quem autografa a bandeira. “Para não virar tietagem, só assinam medalhistas olímpicos, campeões mundiais e detentores de recordes”.

Início

De acordo com Tião da Bandeira, a coleção de autógrafos começou por acaso durante o Grand Champions Brasil, torneio de tênis disputado no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, no ano de 2007.

Ele foi até a competição porque queria ver o Guga que acabou não participando do jogo, porém, quando se deparou com os lendários jogadores que disputavam o torneio decidiu pedir o autógrafo deles no bandeirão de 2,70 m por 3,90 m que carregava. “Percebi que os atletas internacionais ficavam lisonjeados em assinar o símbolo de nosso país”.

A partir deste dia resolveu angariar assinaturas e publicar os encontros com fotos no site: tiaodabandeira.com.br

Desafio

Chegar perto de um ídolo não é uma tarefa fácil e no começo o recordista passou por diversas dificuldades para registrar os autógrafos. Atualmente, é convidado a comparecer em eventos esportivos.

Para conseguir a assinatura de Michael Schumacher, Tião da Bandeira teve que ficar escondido. “Durante o Kart das Estrelas realizado em 2008, fui até Florianópolis sem ingresso ou contato com a produção do evento. Conversando com um motorista, consegui entrar no local e me escondi embaixo da van que fazia o transporte dos pilotos. Quando saí um pouco para beber água, encontrei Felipe Massa e expliquei meu objetivo. Ele me ajudou a chegar até Schumacher. Foi emocionante”.

Esporte

De acordo com recordista, conquistar o título é uma felicidade imensa. “Sinto-me orgulhoso, um brasileiro que não desiste nunca. Deus me deu uma oportunidade com esta bandeira que é um reconhecimento e vai ficar realmente para a história”.

Louco por esporte, Tião acompanha diversas modalidades e até arriscou no futebol treinando com o time profissional da Portuguesa em 1984. Contudo, uma lesão no joelho o fez abandonar a atividade. “Esporte e bandeira nacional são dois elementos que se completam por si só, todo atleta quer carregar o símbolo do seu país. Juntos, mais a energia dos atletas e dos torcedores, é uma explosão de emoção e de paixão”.

Ele ainda pretende conseguir assinaturas importantes para sua coleção como do velejador brasileiro Robert Scheidt e dos ídolos do basquete mundial Magic Johnson e Michael Jordan.

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+Foto Acervo recordista 30 SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+Foto Acervo recordista 20