Foto que muda de cor no WhatsApp: entenda tecnologia por trás da “mágica”!

Imprimir
Compartilhar
Atualizado em 1 de outubro de 2018
Estefani Kely Helmer


A imagem traz lábios e unhas que trocam de coloração várias vezes

Uma foto que muda de cor no WhatsApp! A imagem é de uma boca parcialmente coberta por três dedos com unhas pintadas na mesma tonalidade do batom. No entanto, a maquiagem e o esmalte mudam de cor de acordo com a ação executada pelo usuário no aplicativo de mensagem. O arquivo vem acompanhado de um texto, que informa se tratar de uma foto “mágica”, supostamente criada por engenheiros de Bangalore, na Índia, e compartilhada pela primeira vez na história do app.

Antes de baixar, o esmalte e o batom parecem vermelhos. Ao descarregar a imagem no celular, o tom torna-se rosado. Ao tocar sobre ela e abrir em uma janela à parte, as cores mudam para vinho. Caso encaminhe, a maquiagem ganha um tom esverdeado.

A explicação não tem a ver com magia, mas com tecnologia mesmo. A imagem tem extensão PNG, formato que permite adicionar elementos de transparência. No caso da foto com os lábios e as unhas, a transparência foi aplicada apenas na boca e nas unhas – os tons alteram de acordo com a cor do fundo no qual são inseridos.

Confira o texto da mensagem (em espanhol)

Impresionante foto magica, primera vez en la historia del whatsapp. Creada por ingenieros de Bangalore.

1- Cuando recibes esta foto, es de color rosado.

2- Cuando la tocas, cambia a vinotinto.

3- Cuando la reenvias, cambia a verde.

Outras fotos movimentam a rede

Essa não é a primeira vez que uma fotografia aparentemente simples mobiliza os usuários do mensageiro. Em 2015, a foto de um vestido foi compartilhada mundo afora e todos só queriam saber de uma coisa: a peça era azul e preta ou branca e dourada? Cada pessoa percebia a combinação de cores de uma forma diferente e, às vezes, uma mesma pessoa conseguia enxergar as duas opções em momentos distintos.

Em 2017, foi a vez de um tênis se tornar popular, dividindo os usuários entre aqueles que o viam em verde e cinza e outros em rosa e branco. Recentemente, outras duas fotos vêm movimentando a internet: em uma delas, o desafio é tentar entender se a imagem se trata de um carro transparente ou espelho, e, em outro, a questão era compreender se o arquivo exibia uma porta azul com borda verde ou a vista de uma praia.

Redação Folha Vitória

Clique aqui e compartilhe com seus amigos do Facebook

Veja outras matérias sobre: Brasil, Tecnologia,