Seis toneladas de peixes são apreendidas em caminhão no Norte do Espírito Santo

Imprimir
Compartilhar
Atualizado em 14 de setembro de 2018
Diego Vinícius


A operação acontece desde terça-feira (11). Nesse tempo, várias irregularidades foram encontradas, como adulteração no produto que ajuda a diminuir emissão de poluentes dos veículos.

Peixes estavam em caminhão frogorífico — Foto: Frideberto Viega/ TV Gazeta

Por Ariele Rui, TV Gazeta

Seis toneladas de peixes foram apreendidas pelo Ibama, na BR-101, em Linhares, Norte do Espírito Santo, durante uma operação para combater transporte de cargas irregulares, nesta quinta-feira (13).

O pescado apreendido estava num caminhão frigorífico.

A verificação da documentação fiscal mostrou que o pescado tem origem em embarcações que não possuem autorização para exercer a pesca. Uma das embarcações, inclusive, é inexistente, não há registro do barco. Por isso, toda a carga foi apreendida”, explicou o analista ambiental Fábio Wagnitz.

O caminhão seguia de Sergipe para Itaoca, no Sul do Espírito Santo. Os peixes apreendidos vão ser doados para o programa Mesa Brasil, em Vitória.

Operação

A operação na BR-101 acontece desde terça-feira (11). Nesse tempo, várias irregularidades foram encontradas, como adulteração no produto que ajuda a diminuir emissão de poluentes dos veículos.

Analistas ambientais fazem testes na hora e, desde terça, sete caminhões apresentaram problemas.

Essas impurezas no produto não permitem que a reação química de neutralização dos gases de escapamento ocorra. Aém disso, entope totalmente o sistema de tratamento. Então, o caminhão estava poluindo, simplesmente, como se estivesse sem sistema de escapamento nenhum. Ele lança cinco a dez vezes mais poluentes na atmosfera do que um veículo rodando de forma regular“, disse Wagnitz.

Todos os veículos irregulares ficam no pátio da balança, em Linhares, até que sejam normalizados.

Clique aqui e compartilhe com seus amigos do Facebook

Veja outras matérias sobre: Destaques, Polícia, Região,