Mais de 1.700 detentos com saída temporária para o Dia dos Pais no Espírito Santo

Imprimir
Compartilhar
Atualizado em 10 de agosto de 2018
Jéssica Baptista


Por conta do Dia dos Pais no próximo domingo (12), 1.720 internos que cumprem pena em regime semiaberto no Espírito Santo receberam o benefício da saída temporária e ficarão sete dias em casa, com seus familiares, por decisão da Justiça.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), esse benefício está previsto na Lei de Execução Penal e pode ser concedido a todos os presos que cumpram os requisitos estabelecidos. As saídas funcionam como uma preparação e adaptação do preso ao retorno do convívio em sociedade, uma vez que os presos do regime semiaberto estão próximos de ganhar a liberdade.

Segundo a legislação, para obter o benefício, o detento precisa apresentar bom comportamento e tempo de cumprimento de pena. Além disso, precisa cumprir as seguintes exigências: voltar para o presídio nos dias e horários combinados, não cometer nenhum ato ilícito, não frequentar locais como bares, bailes e festas, permanecer em casa durante a noite.

A Sejus informou que em 2017, por determinação da Justiça, 1.406 detentos receberam o benefício da saída temporária no Natal. Desse total, 30 não retornaram, ou seja, um índice de 2,13%. Aqueles que não retornam às unidades no período determinado passam a ser considerados foragidos da Justiça e, caso sejam recapturados, podem perder o direito à progressão de regime, voltando a cumprir pena em regime fechado.

Clique aqui e compartilhe com seus amigos do Facebook

Veja outras matérias sobre: Destaques, Polícia, Região,