Ecoporanga é destaque no IV Congresso de Secretarias Municipais de Saúde

Imprimir
Compartilhar
Atualizado em 21 de junho de 2018
Juliana Souza Ferraz


Chefe da SEAUDES, Adalgisa Abib, o autor Arquimedes Ribeiro, a secretária de Saúde Ecoporanga, Lúcia Kaiser e o coordenador do NEMSES, Bartolomeu Martins Lima.

O IV Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo e III Mostra “Espírito Santo, aqui tem SUS – 2018” ocorreram em Linhares/ES, nos dias 7 e 8 de junho de 2018. Participaram do evento a secretária Municipal de Saúde, Lúcia Kaiser e Auditor Municipal da Saúde de Ecoporanga, Arquimedes Gonçalves Ribeiro Junior, autor do trabalho premiado.

A experiência de Ecoporanga é fruto das ações que a SEAUD/ES vem desenvolvendo com os municípios do estado do Espírito Santo que manifestaram interesse em estruturar/implementar o Componente Municipal de Auditoria, com base no Programa de Promoção do Estabelecimento do Sistema Nacional de Auditoria – SNA proposto pelo DENASUS para o período de 2017 a 2019.Durante a III Mostra “Espírito Santo, aqui tem SUS – 2018”, foram apresentados os 16 melhores trabalhos inscritos selecionados por Região de Saúde, inclusive o que relatava a exitosa experiência de implantação do Componente Municipal de Auditoria no município de Ecoporanga com o suporte da SEAUD/ES, sob o título de “Auditoria: Uma ferramenta Imprescindível na Gestão Eficiente da Saúde Municipal”. Este trabalho foi premiado pelo evento e também selecionado para representar o Espírito Santo no Congresso Nacional do CONASEMS, que ocorrerá em julho/2018, em Belém/PA.

O autor, Arquimedes Ribeiro, apresentando o trabalho.

O trabalho está sendo realizado atualmente em 23% (18 de 78) dos municípios, por meio de Grupos de Trabalho formados por Região de Saúde, que se reúnem mensalmente sob orientação da SEAUD/ES, com a finalidade de definir estratégias para a estruturação/implementação do setor de Auditoria nos municípios e capacitar seus técnicos para que eles possam efetivamente realizar as ações de Auditoria em nível municipal.

Chefe da SEAUDES, Adalgisa Abib e o autor, Arquimedes Ribeiro.

A experiência de promoção do SNA por parte da SEAUD/ES vem, assim, demonstrando a importância e a viabilidade do Componente Municipal de Auditoria no estado do Espírito Santo, especialmente em relação àqueles que aderiram ao programa, a exemplo do município de Ecoporanga, que mesmo sendo de pequeno porte ousou assumir este desafio.

Clique aqui e compartilhe com seus amigos do Facebook

Veja outras matérias sobre: Destaques, Eventos, Galeria de Fotos, Região, Social,