Jader Pereira: Saudades de Acedino José Moreira

Imprimir
Compartilhar
Atualizado em 19 de maio de 2017
Elaine Lisboa


Ao receber a notícia do falecimento de Acedino José Moreira, velhas lembranças vem à tona. Sempre admirei aquele senhor tranquilo e cordato, que chegou a Barra de São Francisco ainda bem jovem, trabalhou duro e construiu seu patrimônio. Seu legado maior, entretanto, foi ter legado a cidade uma história de integridade.

Era considerado uma das ¨reservas morais¨ de Barra de São Francisco. Nunca perdeu a compostura. Nem quando viu a sua então pequena loja ser tomada pelo fogo, no episódio da explosão do botijão de gás.

Assim como Fênix, ressurgiu das cinzas e se mostra ainda mais forte. Participa de forma ativa da criação e consolidação de clubes de serviço e vê seu filho Toninho eleito o mais jovem membro do Lions de todo o Brasil. Participa de forma ativa na formação de seus herdeiros. Eles, seguindo o exemplo do pai, também se aventuram na vida comercial. Dão também a contribuição à história comercial de Barra de São Francisco.

Leia também:
Família Moreira está de luto. Morre Maria da Penha Moreira
Morre em Colatina o francisquense Acedino Moreira

Mas não para por aí. Um grande número de ex-funcionários também abrem seu negócio. Aprenderam com ele as artes do conquista de clientes através da qualidade de produtos, respeito ao cliente e bom atendimento. Aliás, sempre que via um cliente ser mal atendido, ele intervia e resolvia o impasse. Não fez cursos acadêmicos, mas a sabedoria nata e senso de observação resolveram tudo

Convivi com seus filhos Toninho e Fanuel nos divertimentos de jovem e adolescente, frequentei a sua casa e aprendi a admirar o cidadão e pai que sempre foi um grande exemplo para os seus e  para a cidade que escolheu para viver.

A vida de Acendino José Moreira, a sua história e seus filhos e netos, fazem parte de um acervo muito precioso da comunidade francisquense. Que descanse em paz.

 Jader Alves Pereira é Jornalista, Teólogo e Psicanalista, nascido em Barra de São Francisco

Clique aqui e compartilhe com seus amigos do Facebook

Veja outras matérias sobre: Artigos, Destaques, Geral, Região,