Um negócio de família: Paulinho da Ótica fala do prazer em ver o filho Alex seguir seus passos

Imprimir
Compartilhar
Atualizado em 11 de Abril de 2017
Roberto Carlos da Silva (Robertinho)


Um dos fatores de sucesso de empresas em cidades do interior é a continuidade dada por herdeiros dos negócios, é o que acredita o empresário Manoel Paulo de Oliveira Neto, o Paulinho da Ótica, que hoje é Secretário Municipal de Administração.

Paulinho chegou em Barra de São Francisco em 1982, atraído, principalmente, pelo crescimento econômico da cidade. Na época a cidade ainda era bem pequena, poucas empresas, bem diferente da que se tornou hoje, referência regional no comércio.

Quando inaugurou a Ótica São Paulo em Barra de São Francisco, o empresário conta que foi uma grande novidade. Inicialmente, uma pequena loja, fundada por Fred, tio de Paulinho, e que levava o nome dele, Fred Óticas. Em 1982 com a chegada de Paulinho, passou a ser Ótica São Paulo, nome que permanece até hoje.

“No inicio eram vendidos óculos, material fotográfico e discos de vinil. Com o passar dos anos a especialização foi se fortalecendo no ramo ótico, sendo a primeira ótica da região com laboratório próprio e eu o primeiro técnico em ótica optometria e contatologia”, relembra Paulinho.

Passados mais de trinta anos de muito trabalho, Paulinho da Ótica percebeu que era o momento do filho dar continuidade ao negócio que ele criou e fez crescer. Foi aí que o jovem Alex assumiu os negócios.

É preciso renovar e atualizar, mas mantendo a essência, e nisso o Alex é profissional. A maturidade dele me traz tranquilidade”, destaca Paulinho.

Honestidade, habilidade e simpatia são alguns dos pré-requisitos básicos para quem quer seguir no comércio. Jovem determinado e com todas essas qualidades, Alex Paulo Cardoso entendeu o propósito do pai e aceitou o desafio. Começava ali uma nova etapa na empresa que foi pioneira e se tornou líder no setor em Barra de São Francisco. “Para dar certo é preciso se envolver e gostar do que faz. Eu aprendi isso e muito mais com meu pai e pretendo colocar em prática daqui pra frente”, destaca Alex.

Casado e pai de um filho, Alex hoje divide seu tempo entre a família e a empresa. Formou-se em Administração e também estudou Óptica e Optometria, e se espelhou em Paulinho para seguir sua profissão.

“Caráter e honestidade definem o meu pai e seguir os passos dele é conseguir entende-lo por completo. Além da relação pai e filho, somos amigos. Administrar hoje a empresa que ele criou há quase 36 anos é uma sensação de maior proximidade com ele”, ressaltou emocionado o jovem.

Alex sempre teve contato com a rotinas da profissão do pai. “Desde criança vejo o meu pai trabalhar, acompanhei de perto o crescimento da empresa e sempre gostei. Entre outras coisas, a ótica é parte do nosso mundo, sempre foi e sempre será”, disse Alex ao SiteBarra.

.

Profissionais de fora passaram a atender na cidade

Paulinho conta que quando chegou à cidade era uma dificuldade enorme, pois não havia oftalmologista na região. Poucos profissionais no mercado e uma quantidade enorme de pessoas para atender. Com isso, a grande maioria se formava e procurava as grandes cidades.

A Ótica São Paulo passou então a possibilitar às pessoas de baixa renda acesso a um oftalmo. Uma vez por mês o profissional atendia em Barra de São Francisco.

Foi um avanço, pois assim conseguiam que profissionais, que só atendiam nos grandes centros, pudessem atender também no interior, facilitando para os moradores e fortalecendo a referência da empresa.

.

.

A profissão

Optometria é a técnica ou prática profissional que, pelo exame do olho, diagnostica falhas de refração e prescreve lentes e/ou exercícios apropriados, sem aplicação de drogas ou tratamentos cirúrgicos.

A optometria é a única graduação da saúde com conhecimento científico para o estudo da refração (grau das lentes oftalmicas ou de contato), sendo que o optometrista pode especializar-se em contatologia.

Contatologia é uma especialidade da optometria que cuida da adaptação das lentes de contato ao olho.

A oftalmologia é uma especialidade da medicina que estuda e trata as doenças relacionadas ao olho, à refração e aos olhos e seus anexos. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão

.

Aniversário

Em maio de 2017 a Ótica São Paulo completa 36 anos de atuação em Barra de São Francisco.

Uma longa e trabalhosa jornada, iniciada com o tio Fred, continuada por Paulinho e que agora Alex segue com passos firmes.

Temos muito que agradecer a Deus e a cada cliente que fez parte dessa história, sem eles nada disso seria possível“, diz Paulinho.

“É uma data especial, um marco, motivo de muita alegria para nós e motivo para comemorar. Agradecemos a Deus, a nossos clientes e amigos”, destaca o jovem Alex.

.

A empresa hoje

Localizada no centro de Barra de São Francisco, a Ótica São Paulo tem, além de uma boa localização, uma equipe de profissionais capacitados, que faz da empresa referência na cidade.

Buscando sempre a qualidade nos serviços oferecidos, com profissionais sempre treinados e capacitados, a empresa preza pela satisfação de seus clientes.

 

 

 

 

 

 

Clique aqui e compartilhe com seus amigos do Facebook