Definido local onde o Governo Estadual desenvolverá projeto de construção de barragem

Imprimir
Compartilhar
Atualizado em 12 de abril de 2017
Fernando Pereira


Após discussão promovida pelo prefeito Irineu Wutke e sua assessoria técnica, envolvendo, os vereadores, produtores rurais e uma equipe de engenheiros e técnicos do Governo Estadual, foi definido o local onde será elaborado o projeto de engenharia que dará origem a uma barragem em Vila Pavão, com grande capacidade de armazenamento, podendo atingir até 14 metros de altura.

Depois de um acalorado debate, onde foram alinhados alguns pontos com a prefeitura e a Cesan, e principalmente com produtores rurais diretamente envolvidos que asseguraram a doação das áreas de terra onde será implantado o projeto, os técnicos foram a campo definir o ponto exato para o desenvolvimento do projeto.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Henrique Martins acompanha de perto todo o processo. Segundo ele, o local definido após estudos, localiza-se no leito do Córrego do Socorro, em um ponto distante cerca de oito quilômetros da sede do município, envolvendo áreas de terra pertencentes a Daniel Colombo, João Raulino e Cleide Butike.

Além de acumular água, auxiliando nos períodos de estiagem, a barragem será útil também nas cheias, ajudando a regularizar o nível das vazões. O secretário lembrou que a sua utilização será de uso coletivo, nas necessidades humanas, produção agrícola, industrial e ações emergências.

O engenheiro Agrônomo, Janil Ferreira da Fonseca, coordenador de projeto na Seag, garante que o Governo Estadual possui em caixa os recursos para a execução da obra. “A visita técnica ao local, em companhia dos proprietários para definir o ponto exato da sua construção foi um passo importante. A empresa responsável pela engenharia do projeto já foi contratada e tem 120 dias para executá-lo.  Depois de pronto, o projeto será encaminhado para contratação da obra.  A nossa expectativa é que até janeiro de 2018, seja assinada a ordem serviço para a execução da obra”, disse.

O Programa Estadual de Construção de Barragens no Espírito Santo está sendo executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Cesan.

Pedido dos Vereadores

Os vereadores do município estão participando ativamente da discussão para a implantação da barragem no município.

Eles se anteciparam e solicitaram ao prefeito Irineu Wutke que atue junto ao Governo do Estado para garantir que a mão de obra a ser utilizada na construção barragem seja requisitada no próprio município, bem como, a compra de materiais utilizados, seja realizada nas lojas do comércio local, para gerar emprego e renda para a população.

Clique aqui e compartilhe com seus amigos do Facebook

Veja outras matérias sobre: Destaques, Geral, Política, Região,