Como os fins de semana de três dias podem ajudar a salvar o mundo

Imprimir
Compartilhar
Atualizado em 9 de janeiro de 2017
Fernando Pereira

Imagine se, em vez de curtir alguns feriadões ao longo do ano, tivéssemos três dias de fim de semana todas as semanas. Parece uma ótima ideia para descansar e ter mais tempo livre, mas não é só isso, a iniciativa  poderia ser uma maneira fácil de melhorar radicalmente o nosso ambiente e a economia.

Segundo os economistas David Rosnik e Mark Weisbrot, em entrevista à BBC, geralmente a redução da jornada de trabalho acarreta uma queda no consumo de energia. Se os Estados Unidos adotassem seguissem um horário de trabalho como o dos europeus, de 40 horas por semana, reduziriam o uso de energia e, consequentemente, das emissões de carbono em 20%.

E com apenas quatro dias de trabalho por semana também seriam reduzidas as emissões de carbono geradas pelo transporte para o trabalho. Num momento em que cientistas recomendam reduções  das emissões de gases que agravam  o aquecimento global, a adoção de fins de semana de três dias poderia ser a maneira mais eficaz para tornar a nossa economia menos nociva ao meio ambiente.

Leia também:

“Feriadões” podem ser bons pra você, mas dão prejuízos enormes. Confira

Calendário 2017 está recheado de feriadões. Veja a lista e programe-se!

Clique aqui e compartilhe com seus amigos do Facebook

Veja outras matérias sobre: Destaques, finanças, Geral, Região,