Concurso: Receita Federal deve abrir 400 vagas em 2017

Imprimir
Compartilhar
Atualizado em 31 de outubro de 2016
Kelly Fernandes


receita1Boa notícia para quem quer ingressar na Receita Federal. É que o órgão deve abrir 400 vagas para cargos de níveis médio e superior em 2017. Isso porque o governo federal incluiu no seu orçamento de 2017 a abertura  de processo seletivo.

De acordo com o encaminhamento da União, o concurso será tanto para a área fiscal, nos cargos de auditor-fiscal e analista-tributário (ambos de nível superior), quanto para a área de apoio, nos cargos de assistente técnico-administrativo (apenas nível médio) e analista técnico-administrativo (nível superior).

O total de vagas por cargo não foi informado pelo órgão. No entanto, a expectativa é de que a maior oferta seja para a área administrativa, nas funções de assistente e analista. Apesar de a agenda política ser a de controle dos gastos públicos, com a tentativa do governo em aprovar no Congresso Nacional a PEC 241, o concurso para a Receita Federal foi incluído no orçamento. O órgão é considerado estratégico para aumentar as receitas da União. A matéria ainda precisa ser aprovada pelo Congresso para ir à sanção presidencial.

A grave carência de pessoal é reconhecida pela Receita, que este ano chegou a enviar pedido de concurso ao Ministério da Fazenda, ao qual é subordinada, para 9 mil vagas. Com o objetivo de facilitar a sua autorização, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, remeteu a solicitação ao Ministério do Planejamento contendo apenas o quantitativo necessário ao atendimento das demandas mais urgentes, totalizando 2.495 vagas. Na ocasião, foram solicitadas 400 vagas de auditor, 600 para analista-tributário, 787 para assistente técnico-administrativo e 60 de analista técnico-administrativo.

Embora o quantitativo estabelecido no orçamento de 2017 seja inferior ao que foi solicitado, isso representou uma vitória do ministro Henrique Meirelles, homem forte da política econômica do país, que, pelo que se vê, conseguiu a liberação das vagas para recompor os quadros da Receita. Além disso, vale destacar que durante o prazo de validade do concurso, outras vagas poderão surgir.

Clique aqui e compartilhe com seus amigos do Facebook

Veja outras matérias sobre: Concursos, Destaques, finanças, Geral, Região,